sábado, 1 de outubro de 2011

O sistema solar: 6. o Cinturão de Asteróides

Rock n' roll...

O Cinturão de Asteróides que na verdade é uma formação tipo de vários cintos está situado entre o planeta Marte e Júpiter.

 Autor: Nasa

Source: Wikipedia

Tal cinto tem seu origem como todos os outros planetas dentro de sua criação no sistema solar.

Autor: Nasa

Normalmente todos os asteróides, ou pelo menos a maioria deles, devem terem sido formados juntos um com o outro planeta sendo eles Marte e Júpiter. Mas como Júpiter possui uma gravidade extremamente forte tem evitado e esta de alguma forma guardando todos os asteróides como objetos individuais.

Autor: Mdf

Atualmente os cientistas estimam que todos os asteróides deste cinto, deveria já ter formado um Planetoid, um planeta com um peso menor do que a nossa lua.

O primeiro asteróide foi descoberto em 1801 por Giuseppe Piazzi.



Este asteróide tornou-se famoso pelo nome "Asteroid 1", mas nesse momento occoreu a descoberta que na verdade ele era um planetóide não simplesmente um asteróide  e que recebeu o nome de "Ceres".

Já em 1802, Heinrich Wilhelm Olbers, descobriu um segundo objeto, que foi nomeado como "Pallas". Já em seguida se descobre em 1804 o terceiro Asteroid "Juno"... então no ano de 1807 o quarto "Vesta" foi encontrado e depois de pausa de cerca de 38 anos, em 1845 o quinto com asteróide é encontrado e ganha o nome de "Astraea".



Como já disse, os asteróides, neste momento, tem sido considerados como planetas inteiros, o que diferencia eles de verdadeiros planetas é somento o fator " tempo" devido à essa diferença eles se enquadram em categorias como: "asteróides"  "luas" e "planetóides" .

Autor: Nasa

Claro que a descoberta de novos asteróides não acabou 1845!
Desde aquele momento, até os dias atuais, ainda estamos descobrindo muitas deles! Tanto agora, sabemos que exite cerca de 400.000 Asteroides.

Os asteróides são feitos de materiais diferentes.
Alguns deles são apenas uma pedras, outros são inteiramente de metal,  e outro já temm sua composição maior feita de poeira , alguns asteróides podem conter gás, um pouco de água na forma de gelo ...

Autor: Nasa

Os asteróides podem ser perigosos para nosso planeta...
Quanto maior o tamanho deles mas perigosos eles se tornam.
O dinossauros foram extintos de nosso planeta devido ao impacto de um asteróide ... que tinha o tamanho de 1 kilometro.

Autor: Nasa

Autor: NASA/JPL-Caltech, modified by David Fuchs

Source: EcoHustler.co.uk

Infelizmente as agências espaciais do mundo só são capazes de controlar 1% do "céu" ... e nós temos sido surpreendidos já muitas vezes por asteróides que nós nãovimos chegando. Mas também  existem asteróides maiores do que 1 km... um asteróide desse tipo poderia nos trazer um apocalipse incrível...

Autor: NASA/JPL-Caltech

Um simples guarda-chuva não ajudaria você se chovesserm pedras do céu ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog