quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O sistema solar: 8. Saturno

O grande Tempo

Autor: Nasa

Saturno, também uma vez foi chamado na Grécia antiga de Cromos (o Tempo), ele é o 6º planeta do nosso sistema solar e ao mesmo tempo o segundo mais planeta. Como você pode imaginar agora isso é um gás gigante.

Autor: Nasa

Saturno tem o diametro de 120.500 Kilometros e sua distancia do sol fica em torno de 1 milhão e 430 mil kilometros... Dessa posição de Saturno, o sol é somente visivel como um pequeno ponto de luz que chega até ele muito fraco.

Autor: Nasa

Esse planeta é visível para os olhos humanos, todos os outros planetas não são mais, por isso esse planeta já era conhecido nos tempos antigos. Saturno é feito de 96% de hidrogênio...

Saturno é também muito conhecido por causa dos anéis que o cercam. Através de um telescópio você não pode ver todos estes anéis, mas  Saturno possui mais de 100.000 anéis. Eles, esses anéis são formados a partir de asteróides... os asteróides são restos, detritos de minério de algumas luas que antes rodeavam Saturno.

Autor: Nasa
Autor: Nasa

Saturno possui 62 luas, e talvez qualquer outro pode ser descoberto ... Sua maior lua é Titan, com um diâmetro de 5.150 km, quase do mesmo tamanho do que Ganymed ou Marte, o que faz de Titan ser a segunda maior lua em nosso sistema solar.

 Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa

Titan é muito parecido com a "terra jovem" ... quero dizer, quando a Terra foi formada antes de qualquer vida existir por aqui.
Esta lua possui uma atmosfera própria, mas infelizmente só de nitrogênio sendo 98,4%, metano: 1,4% e tendo apeans 0,2% de hidrogênio... sendo assim é impossível respirar. Titan tem um clima, um vento constante, também em algum momento chuvas, mas a chuva é de metano. Existe vocanismo por lá também, mas a lava nunca é ejetada... a atividade vulcanica se torna gelo seco!
Teoricamente vida é possível ali, mas muito diferente daquela que nós conhecemos.

Autor: Nasa

Como você pode ver Saturno é também um planeta interessante e também possui uma lua agradável.
Talvez no futuro um novo lar seja possível depois de uma "terraformação."

Autor: Nasa



Então, reservar um espaço para você em adiantadamente por lá ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog