segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O sistema solar: 9. Urano

Urano, o planeta torto.

 Autor: Nasa

Urano é 3 º maior planeta do nosso sistema solar, também possui anéis, e ele  é um gigante gasoso. Este planeta é 4 vezes maior do que a Terra e seus eixos são totalmente tortos.

 Autor: Nasa

Autor: Nasa & Esa

Por-quê torto?
Porque há muitos bilhões de anos atrás, um planeta se chocou contra Urano e com isso seus eixos se entortaram. Tal planeta certamente veio do Cinturão de Kuiper...  que é o local de nascimento de muitas luas do sistema solar, ou também o berço de muitos asteróides gigantes que poderiam ser uma ameaça / perigo para nós.

Seu tamanho é de 51.000 km e sua distância do o sol chega à se de
2 milhões e 900 mil kilometros (mais do que o dobro da distância de Saturno do Sol), isso faz que com que a luz por lá seja muito fraca tão fraca que mal podemos imaginar. Este planeta possui uma massa de 14 vezes a mais pesada que a massa da Terra. Urano está tão longe, que precisa de 84 anos para dar uma volta em torno do sol.

Autor: Nasa

Urano é como Netuno também chamados gigantes de gelo, porque grandes quantidades de gelo estão em ambos os planetas, mas é claro que muito por lá também há um excesso de gás.... hidrogênio (82,5%), hélio (15,2%) e metano (2,3%).
Urano não é tão denso, sua massa não é tão densa mesmo sendo maior do que planetas menores como netuno.

 Autor: FrancescoA

Este planeta possui 26 luas, que têm um tamanho entre 10 até 1600 km. Em alguns milhões de anos, acredita-se que essas as luas certamente irão deixar suas órbitas caóticas, e  colidir entre si ou colidir contra Urano.

Autor: Nasa

 Autor: Nasa

Sua atmosfera é composta de gás, mas existe um certo nível, o gás é liquide e por isso forma um oceano gigantesco feito de gás.

Urano é como o restante dos Planetas do nosso sistema solar nunca foi bem explorado, mas talvez nas missões futuras da NASA ou ESA, vamos aprender mais sobre ele.
Talvez sob diferentes condições se Urano poderia ficado muito mais próximo do sol, o que o tornaria um planeta oceanânico, com oceanos de água verdadeira... teoricamente um planeta oceano (apenas coberta por oceano) de qualquer maneira seria necessário uma massa pelos do tamanho ou da massa Terrestre...

 Autor: Nasa

Talvez se beber umas cervejas, você vai ver o planeta torto não tão torto mais...  ;-)

2 comentários:

  1. Porra! 84 anos para dar uma volta em torno do Sol. O_O'

    -
    vampiremustache.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. netuno (165 anos)
    plutão (247,68 anos) mesmo que isso precise de mais anos ^^

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog