sábado, 29 de outubro de 2011

O sistema solar: 11. Planétoides

Muitos pequenos mundos ...

Planetóides, são planetas pequenos e também são chamados de planetas anões. Isso porque eles não tem suficiente tamanho para ser considerado um planeta normal. Normalmente um Planetoid é um objeto com no mínimo 100 km de tamanho. O tamanho máximo de um Planetoide pode ir até o tamanho de Plutão ou Sedna ... que é de cerca 1000 e poucos kilometros. Algumas pessoas também chamam os planetóides de Plutóides, isso para descrever que eles são maiores.

Autor: WikiMax

O berço dos planetóides, pelo menos da maioria deles, está no cinturão de Kuiper. Muitas luas do gigantes, mesmo as luas de Marte... ambos, têm suas origine no cinturão chamado: Kuiperbelt (cinturão de Kuiper).

Autor: Nasa

Planetóides são compostas de modo muito diferente, e a maioria deles estão situados depois de Netuno (e designados por isso também a como objetos transnetunianos), até a limitude do Cinturão de Kuiper. Alguns deles, como mencionadojá tem sido " pegos" por planetas muito maiores e até por luas, outros deles estão localizados na órbita do sistema solar interior, como Ceres.

Autor: Nasa

Uma vez o Planetoide Plutão, foi considerado um Planeta, mas há alguns anos essa designação de "planeta" foi removida e a designação "Planetoide" foi dado a Plutão. Ou então, teríamos de chamar muitos outros objetos do nosso sistema solar também de planetas ...

Já o Planetoid Eris é maior do que Plutão, mas continua a ser pequeno em comparação com outros planetas. A coisa interessante aqui é que Plutão tem 3 pequenas "luas" e até mesmo o Planetoide Eris tem uma pequena lua.

Autor: A. Schaller / Nasa

Autor: Nasa / Hubble Space Telescope / R. Horning

O problema na Astronomia é, que muitas pessoas tentam nomear objetos ... portanto, às vezes você pode ver que um Planetoide também é chamado de objeto ou plutóide transnetunianos.
... Eu escolhi usar o nome Planetoide por si só. Que por acaso pesquisando-o, você vai descobrir que existe um monte de planetóides!

Autor: Nasa

Autor: Nasa

Planetóides como Plutão estão situados tão incrivelmente longe, que o sol só é visível a partir de plutão como se fosse a cabeça de uma pequena agulha, com cerca de 1/5 do tamanho do que vemos o sol da terra. Claro que a luz também é ao mesmo tempo muito fraca por lá devido tal distância.

 Autor: ESO/ L. Calçada

Em 2015, Plutão vai ter compania porque uma sonda espacial (satélite) chamado de " Novo Horizonte ", será enviada e em seguida, pela primeira vez, teremos boas fotos e verdadeiras de Plutão e suas luas.

Portanto, fique paciente para pode desfrutar das imagens ;)

2 comentários:

  1. Seu banner já está adicionado e já estou entre teus seguidores... (: Então, uma boa parceria para nós!

    Poxa! Ficaria muito feliz se você o fizesse. Toda ajuda é sempre bem-vinda, haha. Aliás, se puder te ajudar em alguma coisa também, é só chamar! (;

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog