domingo, 25 de setembro de 2011

O sistema solar: 5. Marte

Eu vejo vermelho!

Marte...  esse pequeno e surpreemde planeta vizinho da Terra
prendendo várias vezes a atenção de nós seres humanos. Alguns astrônomos já pensaram que podiam ver alguns canais de transporte de água na superfície de Marte... mas muito rápido, assim que os telescópios tornaram-se melhores a humanidade percebeu que isso era apenas um sonho.

Autor: Nasa & Esa
Autor: Nasa
Source: Meyers Konversations-Lexikon (German encyclopaedia), 1888

O "planeta vermelho", como Marte também é chamado, é ele o próximo candidato do sistema solar para ser colonizado por nós!

Com diâmetro de 6.800 km, tem a metade do tamanho da terra, e desta forma também apenas a metade da gravidade.
São 228 milhões km que distanciam Marte do sol, e ainda assim ele está recebendo luz suficiente. Ele possui muito gelo e talvez também água subterrânea. Suas temperaturas estão entre: -133 ° C a 27 ° C.

A atmosfera é muito fina pra ser respirável para nós, apenas 0,13% de Oxigênio! 

Autor: Nasa/Alkuin

E Marte não possui um campo magnetico como a Terra. O que é ruim para nós seres humanos. Um dia em Marte tem 26 horas, o horário é muito parecido com o dia na Terra (em comparação com outros planetas).
Marte possui também duas pequenas luas, Phobos e Deimos. Mas ambos são muito menores do que 60 km...

 Autor: Nasa

Talvez daqui 1 milhões anos suas luas podem colidir com sua própria superfície... mas até isso acontencer há muito tempo.
Muitas missões foram iniciados em Marte, mas infelizmente nenhuma missão permaneceu por lá até agora.

Autor: Roel van der Hoorn
 Autor: Nasa

O grande alvo é a colonizá-lo da mesma maneira como a Terra é.
Para o ocorrer tal " terraformação"  vai levar muito tempo!
O primeiro passo seria tentar elevar a temperatura de Marte sendo assim começaria derretimento do gelo e oxigênio livre desta maneira.
Ao mesmo tempo, poderia ser possível de alguma forma alter a direção de alguns cometas assim evitando que algum deles provocasse um acidente em Marte.
Dessa forma elas iriam explodir e derreter-se na atmosfera somente! Liberando oxigênio e água.

O próximo passo deveria ser plantar algumas espécies de pequenas plantas, levar organismo como as algas e só mais tarde as plantas mais complexas. Em outra etapa soltarmos animais por lá.
Algo muito falado pelos cientistas é cavar Marte até o núcleo do planeta e derrubar ali algumas bombas atômicas.

O partículas atomicas fariam derreter o núcleo de Marte novamente, o que iria estabelecer um campo magnético em volta dele mesmo. Então tudo deve estaris pronto para viver lá como aqui ... bem só a gravidade poderia ser diferente. Mas hoje em dia são já pode ser mudado com as tecnologias existentes criando uma gravidade artificial ... talvez mais tarde eles terão algo como antenas artificiais em volta do planeta inteiro...



quem sabe;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog