domingo, 30 de outubro de 2011

O sistema solar: 12. o Cinto de Kuiper

Um cinto extra grande tamanho GG/XXL ...

O Cinto de Kuiper (Kuiperbelt) é uma região plana na forma de um anel, que situa-se em nosso sistema solar exterior após o planeta netuno.
A distância de Kuiperbelt entre 30 AU até 50 AU. AU significa: Unidade Astronômica.
1 AU = 149 600 000 km.


Autor: Nasa

Hoje em dia contamos com cerca de 70.000 objetos em Kuiperbelt com um tamanho superior a 100 km. O que significa que ao mesmo tempo há muito mais objetos.

O Kuiperbelt é o berço da maioria dos planetóides e também dos maiores asteróides. Comparando isso aos Asteroides belt como Marte e Júpiter... Kuiperbelt parece ser o irmão mais velho deles.

Autor: Nasa / Esa

O Asteroidbelt ( cinturão de asteróides ) não contém tais objetos gigantes como Kuiperbelt tem! E esses objetos gigantes podem ser um perigo para o nosso planeta e para civilização. Muitas vezes já no tempo existente da Terra, muitos objetos impactaram contra nossoplaneta, a Terra. Como também aconteceu uma vez, aquela vez onde  os dinossauros foram apagados / exterminados do nosso planeta.

O Kuiperbelt demonstra ser um lugar muito interessante em nosso sistema solar, muito mais do que o asteroidbelt. No futuro poderemos enviar mini foguetes e ganhar com os asteróides e planetóides mais metais metais e outros recursos. O Oortcloud, que é ainda maior do que o kuiperbelt, é uma nuvem rica cheia de cometas, o que significa gelo e gases.

 Autor: Nasa / Esa
 
 Autor: Nasa / Lexicon

Uma vez, quando eu fui a um observatório estelar para assistir uma palestra, o cientista que trabalhava lá tentou explicar ao povo sobre o sistema solar. Ele começou a situar o sol, mercúrio, venus, Terra, Marte, asteroidbelt, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno... então ele esqueceu de mencionar kuiperbelt e a nuvem de Oort.

E é claro que eu abri a minha boca e perguntei: por-que ele não mencionou o Cinto de Kuiper (kuiperbelt) e a Nuvem de Oort (oortcloud)? ou se ele se esqueceu ou não sabia???  Então, o rosto do cientista ficou vermelho, todas as outras pessoas olharam para mim perguntando, como voce sabe isso? Eu sei mas não sou um cientista :)

Autor: The Viewer - David Muelheims (David Mülheims)

Mantenha a esperança de que nunca iremos ver um objeto com o fim de kuiperbelt vindo em direção à Terra, porque não gostaríamos de compartilhar o mesmo destino que os dinossauros tiveram ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Carregando...