quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O campo magnético

A melhor Bloqueador solar!

Autor: Nasa

O campo magnético da Terra é gerado pela própria Terra. o nosso planeta possui um tamanho certo para manter a longo prazo, o campo magnético. Marte, por exemplo, não possui um campo tão magnético mais.
O campo magnético é gerado pelo núcleo da Terra.
O núcleo possui o tamanho de Marte.
O núcleo é composto por duas partes, o liquide (exterior) e do Sólido (interior).
O núcleo sólido está constantemente girando e por este trabalho semelhante como um "dínamo". Por isso muitos chamam o núcleo também o geodínamo.

Autor: United States Geological Survey
Autor: United States Geological Survey

O núcleo interno sólido é composta principalmente de metal, e os seus exteriores de metal líquido. Ambas as partes do núcleo reagem juntos e criam campos magnéticos.
Felizmente o nosso planeta possui um campo magnético! Mais os raios solares queimariam todos nós, ou o flairs solar ( que significa: uma erupção no sol propulsando muita radiação para o espaço) isso iria transformar-nos em cinzas ... mas também os raios cósmicos fariam o mesmo conosco. Então, temos a sorte de possuir um campo magnético!

Enviar naves espaciais para fora da extensão do campo magnético, é perigoso, pois se apenas uma erupção que acontecesse no sol, os astronautas dentro da nave espacial estariam num calor como dentro de um forno.

Temos hoje em dia não metal ou outro material capaz de bloquear tais partículas de alta radiação. Portanto, é difícil realizar o plano - sonho de construir bases na Lua ou em Marte. porque não teríamos de cobrir a base com uma camada de 40 cm de areia ou areia da lua de Marte ... talvez até mais, dependendo do material. Só isso pode isolar as partículas de radiação.

O campo magnético, como já falamos muitas vezes, mesmo que inconscientemente. Se falamos, então certamente sobre o polo norte ou polo sul.
Pólo é uma palavra indicada para deseginar a carga marquinética ali guardada.

Autor: Anton

O pólo norte verdadeiro não é realmente situado onde pensamos ... é mais direcionado localizado na direção do Canada ... e até parece mais estar mais para a região sul do que um polo norte.
Mas bem o campo magnetico está seguindo um ciclo.
Cada final desse ciclo, o campo magnético inverte sua carga.
Desta maneira o pólo norte torna-se o polo sul, e mudança os campos magnéticos enfraquecem.

Hoje em dia estamos dentro de tal mudança, e nós não sabemos quando isso vai mudar totalmente.
A maioria das pessoas não sabe disso, mas no nordeste do Brasil, principalmente na parte do litoral, o campo magnético já esta muito muito fraco! E torna-se cada dia mais fraco.


Autor: Anton

Se a polaridade do campo magnético estiver se invertendo, então talvez o campo magnético pode desaparecer quase inteiramente em algumas áreas! Após dos dados já existentes, o Brasil certamente estaria em uma zona onde o o campo magnetico estariam temporariamente desaparecendo. Isto significa, a radiação solar seria um perigo! Se tal propensão acontecesse durante a  ausencia do campo magnético, poderia causar uma explosão em nossa atmosfera espacial, e nós morreríamos. Então, apenas bases subterrâneas com recursos próprios de oxigênio, estoque de alimentos água, e plantas poderiamos sobreviver!

Bem, pelo menos, se o campo magnético tornar-se fraco ou desaparecesse, seria muito bom, uma idéia muito sábia e inteligente ter um porão. Mas eu estou falando sobre um porão verdadeiro no chão, subterrâneo. O melhor seria uma sala subterrânea isolada com uma camada de sacos de areia, a camada deveria ter cerca 40-60cm de largura. E, claro, a camada deveria cobrir toda a sala, assim como uma bolha. Se alguma vez você recebe a notícia de que o campo magnético está chegando na fase final depois de sua inversão, então é melhor ter já tal sala segura, com água suficiente para duas semanas, comida o suficiente, e muitas baterias e lanternas. Também ter medicamentos seria uma atitude muito inteligente.



Se a Terra ficasse sem campo magnético, o sol poderia "derrubar" os nossos dispositivos eletronicos propulsando a radiação, que é o envio de um EMP (pulso eletro magnético) e quando um EMP é desativado atinge todas as tecnologias. então seria bom ter dispositivos vitais escondidos em segurança, ou pelo menos não em uso.
Logicamente se tal catástrofe acontecer, então estariamos pronto para enfrentar isso. Nunca é errado ter uma reserva de alimentos, água, medicamentos, baterias para duas semanas em casa! E também gostaria de ter um lugar seguro!
----> Leia mais...

domingo, 6 de novembro de 2011

O sistema solar: 13. a Nuvem de Oort

Não jogue com essas bolas de neve ...

A Nuvem de Oort é a última região em nosso sistema solar que não é "vazio". Após a Nuvem de Oort leva ainda um pouco de tempo até chegamos ao final do nosso sistema solar.

Autor: Nasa

Este Nuvem de Oort é o berço dos cometas. Cometas são objetos maiores do que os asteróides. Um cometa puxa atrás de si mesmo uma cauda de gases.

Autor: U.S. Government

A distância do Sol entre a Nuvem de Oort é de cerca de 100.000 UA, o que torna quase 1,6 LY.
LY significa ano-luz.
1 LY = significa cerca de 9 500 000 000 000 km.
A LY é a distância que a luz está sendo percorrendo durante um ano. A velocidade da luz é de quase 300.000 Km por segundo
exatamente sendo : (299 792 458 km / s).

Como você pode ver a nuvem de Oort esta muito longe. Ele está cobrindo todo o sistema solar como uma bolha gigante.

Algumas pessoas estão acreditando que na Nuvem de Oort é um sol anão ou até mesmo um pequeno buraco negro. Mas no entanto até agora ninguem pode descobrir qualquer coisa sobre esses objetos. Felizmente! porque ter um buraco negro no sistema solar seria um verdadeiro pesadelo. Mais tarde eu vou fazer um post sobre estrelas anãs e também buracos negros.

Autor: Nasa & Esa

Após poucas pessoas (seitas ou lavagem cerebral dos seguidores do fim do mundo)... uma estrela anã está deixando sua posição dos 65.000 anos em que permaneceu em abordagem no interior do sistema solar. Eles acreditam nisso e que os maias nos deixariam uma profecia de que o mundo acabaria em 2012. A estrela anã teria próprios planetas e um dos planetas poderia se destruir ou pelo menos, estragar a terra ...
Bem, eu devo dizer sobre isso, esta história sobre nibiru (um mito babilónico), que se existisse isso realmente nós já teriamos descoberto!
Pense bem, um objeto do tamanho de uma estrela anã se aproximando ao nosso sistema solar interior, certeza que já teríamos descoberto esse fato!

Autor: Nasa & Esa

Então não se preocupe, fique feliz!
Talvez, no futuro, nós teremos lucros com as gigantes reservas de água / gelo que a Nuvem de Oort possui ;)
----> Leia mais...

domingo, 30 de outubro de 2011

O sistema solar: 12. o Cinto de Kuiper

Um cinto extra grande tamanho GG/XXL ...

O Cinto de Kuiper (Kuiperbelt) é uma região plana na forma de um anel, que situa-se em nosso sistema solar exterior após o planeta netuno.
A distância de Kuiperbelt entre 30 AU até 50 AU. AU significa: Unidade Astronômica.
1 AU = 149 600 000 km.


Autor: Nasa

Hoje em dia contamos com cerca de 70.000 objetos em Kuiperbelt com um tamanho superior a 100 km. O que significa que ao mesmo tempo há muito mais objetos.

O Kuiperbelt é o berço da maioria dos planetóides e também dos maiores asteróides. Comparando isso aos Asteroides belt como Marte e Júpiter... Kuiperbelt parece ser o irmão mais velho deles.

Autor: Nasa / Esa

O Asteroidbelt ( cinturão de asteróides ) não contém tais objetos gigantes como Kuiperbelt tem! E esses objetos gigantes podem ser um perigo para o nosso planeta e para civilização. Muitas vezes já no tempo existente da Terra, muitos objetos impactaram contra nossoplaneta, a Terra. Como também aconteceu uma vez, aquela vez onde  os dinossauros foram apagados / exterminados do nosso planeta.

O Kuiperbelt demonstra ser um lugar muito interessante em nosso sistema solar, muito mais do que o asteroidbelt. No futuro poderemos enviar mini foguetes e ganhar com os asteróides e planetóides mais metais metais e outros recursos. O Oortcloud, que é ainda maior do que o kuiperbelt, é uma nuvem rica cheia de cometas, o que significa gelo e gases.

 Autor: Nasa / Esa
 
 Autor: Nasa / Lexicon

Uma vez, quando eu fui a um observatório estelar para assistir uma palestra, o cientista que trabalhava lá tentou explicar ao povo sobre o sistema solar. Ele começou a situar o sol, mercúrio, venus, Terra, Marte, asteroidbelt, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno... então ele esqueceu de mencionar kuiperbelt e a nuvem de Oort.

E é claro que eu abri a minha boca e perguntei: por-que ele não mencionou o Cinto de Kuiper (kuiperbelt) e a Nuvem de Oort (oortcloud)? ou se ele se esqueceu ou não sabia???  Então, o rosto do cientista ficou vermelho, todas as outras pessoas olharam para mim perguntando, como voce sabe isso? Eu sei mas não sou um cientista :)

Autor: The Viewer - David Muelheims (David Mülheims)

Mantenha a esperança de que nunca iremos ver um objeto com o fim de kuiperbelt vindo em direção à Terra, porque não gostaríamos de compartilhar o mesmo destino que os dinossauros tiveram ;)
----> Leia mais...

sábado, 29 de outubro de 2011

O sistema solar: 11. Planétoides

Muitos pequenos mundos ...

Planetóides, são planetas pequenos e também são chamados de planetas anões. Isso porque eles não tem suficiente tamanho para ser considerado um planeta normal. Normalmente um Planetoid é um objeto com no mínimo 100 km de tamanho. O tamanho máximo de um Planetoide pode ir até o tamanho de Plutão ou Sedna ... que é de cerca 1000 e poucos kilometros. Algumas pessoas também chamam os planetóides de Plutóides, isso para descrever que eles são maiores.

Autor: WikiMax

O berço dos planetóides, pelo menos da maioria deles, está no cinturão de Kuiper. Muitas luas do gigantes, mesmo as luas de Marte... ambos, têm suas origine no cinturão chamado: Kuiperbelt (cinturão de Kuiper).

Autor: Nasa

Planetóides são compostas de modo muito diferente, e a maioria deles estão situados depois de Netuno (e designados por isso também a como objetos transnetunianos), até a limitude do Cinturão de Kuiper. Alguns deles, como mencionadojá tem sido " pegos" por planetas muito maiores e até por luas, outros deles estão localizados na órbita do sistema solar interior, como Ceres.

Autor: Nasa

Uma vez o Planetoide Plutão, foi considerado um Planeta, mas há alguns anos essa designação de "planeta" foi removida e a designação "Planetoide" foi dado a Plutão. Ou então, teríamos de chamar muitos outros objetos do nosso sistema solar também de planetas ...

Já o Planetoid Eris é maior do que Plutão, mas continua a ser pequeno em comparação com outros planetas. A coisa interessante aqui é que Plutão tem 3 pequenas "luas" e até mesmo o Planetoide Eris tem uma pequena lua.

Autor: A. Schaller / Nasa

Autor: Nasa / Hubble Space Telescope / R. Horning

O problema na Astronomia é, que muitas pessoas tentam nomear objetos ... portanto, às vezes você pode ver que um Planetoide também é chamado de objeto ou plutóide transnetunianos.
... Eu escolhi usar o nome Planetoide por si só. Que por acaso pesquisando-o, você vai descobrir que existe um monte de planetóides!

Autor: Nasa

Autor: Nasa

Planetóides como Plutão estão situados tão incrivelmente longe, que o sol só é visível a partir de plutão como se fosse a cabeça de uma pequena agulha, com cerca de 1/5 do tamanho do que vemos o sol da terra. Claro que a luz também é ao mesmo tempo muito fraca por lá devido tal distância.

 Autor: ESO/ L. Calçada

Em 2015, Plutão vai ter compania porque uma sonda espacial (satélite) chamado de " Novo Horizonte ", será enviada e em seguida, pela primeira vez, teremos boas fotos e verdadeiras de Plutão e suas luas.

Portanto, fique paciente para pode desfrutar das imagens ;)
----> Leia mais...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O sistema solar: 10. Netuno

Caribe azul?

O planeta Netuno é o oitavo e último dos nossos planetas (planetas conhecidos) do nosso Sistema Solar.

 Autor: Nasa

Este planeta é também um gigante gasoso, mas também é chamado assim como Urano um gigante de gelo. Netuno , ele é quatro vezes mais pesado  e maior do que Urano.

Autor: Nasa

Netuno está em uma distância do sol de aproximadamente 4 500 000 000 km ... o que é extremamente distante. Seu diâmetro é de mais  ou menos 50.000 km. Este planeta é famoso por causa de sua cor azul, e o "olho" que é uma grande tempestade... parecida com a de Júpiter. Esta tempestade de Netuno é do tamanho do Continente eurasiano.

Autor: Nasa

Erroneamente no passado, muitos dos primeiros astrônomos imaginaram que Netuno seria um Planeta Oceano de água... bem este oceano é feito de gás... o que seria uma  na realidade um oceano infernal pra nós.

 Autor: Nasa

Claro, que Netuno mesmo sendo um outro gigante gasoso de nosso sistema solar, possui também um sistema de anéis em torno de si mesmo. Netuno está tão longe, que precisa de 165 anos para dar uma volta em torno do sol.

Autor: Nasa

Autor: Nasa

Netuno é composta principalmente de Hidrogênio, hélio e metano.

Obviamente este planeta também possui Luas própria, no total sendo 13. Triton é a maior lua com um diâmetro de 2700 km. A maioria das luas gigantescas são certamente objetos do Cinturão de Kuiper. isto são asteróides muito grandes uma vez atraídos pelos gases do cinturaão de Kuiperque é o lugar onde existe os maiores Asteroides.

 Autor: Nasa

 Autor; Nasa & Ilmari Karonen

Autor: Nasa

Autor: NAsa

Depois de Netuno, até onde sabemos hoje em dia, só resta planetóides... o Kuiperbelt, e a Nuvem de Oort.

Como eu já mencionei anteriormente em outro dos meus posts ... atualmente cientistas acreditam terem descoberto outro gigante gasoso, 4 vezes maior que Júpiter... situado na Oortcloud ... agora eles só eles tentam provar esta existência.
Mas até isso ... Netuno continua a ser o último de todos Gigantes do nosso sistema solar.

Autor: Nasa

 Autor: Nasa

Então aproveite o planeta azul com seu grande olho de tempestade ;)
----> Leia mais...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O sistema solar: 9. Urano

Urano, o planeta torto.

 Autor: Nasa

Urano é 3 º maior planeta do nosso sistema solar, também possui anéis, e ele  é um gigante gasoso. Este planeta é 4 vezes maior do que a Terra e seus eixos são totalmente tortos.

 Autor: Nasa

Autor: Nasa & Esa

Por-quê torto?
Porque há muitos bilhões de anos atrás, um planeta se chocou contra Urano e com isso seus eixos se entortaram. Tal planeta certamente veio do Cinturão de Kuiper...  que é o local de nascimento de muitas luas do sistema solar, ou também o berço de muitos asteróides gigantes que poderiam ser uma ameaça / perigo para nós.

Seu tamanho é de 51.000 km e sua distância do o sol chega à se de
2 milhões e 900 mil kilometros (mais do que o dobro da distância de Saturno do Sol), isso faz que com que a luz por lá seja muito fraca tão fraca que mal podemos imaginar. Este planeta possui uma massa de 14 vezes a mais pesada que a massa da Terra. Urano está tão longe, que precisa de 84 anos para dar uma volta em torno do sol.

Autor: Nasa

Urano é como Netuno também chamados gigantes de gelo, porque grandes quantidades de gelo estão em ambos os planetas, mas é claro que muito por lá também há um excesso de gás.... hidrogênio (82,5%), hélio (15,2%) e metano (2,3%).
Urano não é tão denso, sua massa não é tão densa mesmo sendo maior do que planetas menores como netuno.

 Autor: FrancescoA

Este planeta possui 26 luas, que têm um tamanho entre 10 até 1600 km. Em alguns milhões de anos, acredita-se que essas as luas certamente irão deixar suas órbitas caóticas, e  colidir entre si ou colidir contra Urano.

Autor: Nasa

 Autor: Nasa

Sua atmosfera é composta de gás, mas existe um certo nível, o gás é liquide e por isso forma um oceano gigantesco feito de gás.

Urano é como o restante dos Planetas do nosso sistema solar nunca foi bem explorado, mas talvez nas missões futuras da NASA ou ESA, vamos aprender mais sobre ele.
Talvez sob diferentes condições se Urano poderia ficado muito mais próximo do sol, o que o tornaria um planeta oceanânico, com oceanos de água verdadeira... teoricamente um planeta oceano (apenas coberta por oceano) de qualquer maneira seria necessário uma massa pelos do tamanho ou da massa Terrestre...

 Autor: Nasa

Talvez se beber umas cervejas, você vai ver o planeta torto não tão torto mais...  ;-)
----> Leia mais...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O sistema solar: 8. Saturno

O grande Tempo

Autor: Nasa

Saturno, também uma vez foi chamado na Grécia antiga de Cromos (o Tempo), ele é o 6º planeta do nosso sistema solar e ao mesmo tempo o segundo mais planeta. Como você pode imaginar agora isso é um gás gigante.

Autor: Nasa

Saturno tem o diametro de 120.500 Kilometros e sua distancia do sol fica em torno de 1 milhão e 430 mil kilometros... Dessa posição de Saturno, o sol é somente visivel como um pequeno ponto de luz que chega até ele muito fraco.

Autor: Nasa

Esse planeta é visível para os olhos humanos, todos os outros planetas não são mais, por isso esse planeta já era conhecido nos tempos antigos. Saturno é feito de 96% de hidrogênio...

Saturno é também muito conhecido por causa dos anéis que o cercam. Através de um telescópio você não pode ver todos estes anéis, mas  Saturno possui mais de 100.000 anéis. Eles, esses anéis são formados a partir de asteróides... os asteróides são restos, detritos de minério de algumas luas que antes rodeavam Saturno.

Autor: Nasa
Autor: Nasa

Saturno possui 62 luas, e talvez qualquer outro pode ser descoberto ... Sua maior lua é Titan, com um diâmetro de 5.150 km, quase do mesmo tamanho do que Ganymed ou Marte, o que faz de Titan ser a segunda maior lua em nosso sistema solar.

 Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa
Autor: Nasa

Titan é muito parecido com a "terra jovem" ... quero dizer, quando a Terra foi formada antes de qualquer vida existir por aqui.
Esta lua possui uma atmosfera própria, mas infelizmente só de nitrogênio sendo 98,4%, metano: 1,4% e tendo apeans 0,2% de hidrogênio... sendo assim é impossível respirar. Titan tem um clima, um vento constante, também em algum momento chuvas, mas a chuva é de metano. Existe vocanismo por lá também, mas a lava nunca é ejetada... a atividade vulcanica se torna gelo seco!
Teoricamente vida é possível ali, mas muito diferente daquela que nós conhecemos.

Autor: Nasa

Como você pode ver Saturno é também um planeta interessante e também possui uma lua agradável.
Talvez no futuro um novo lar seja possível depois de uma "terraformação."

Autor: Nasa



Então, reservar um espaço para você em adiantadamente por lá ;-)
----> Leia mais...

Pesquise neste blog