domingo, 25 de setembro de 2011

O sistema solar: 5. Marte

Eu vejo vermelho!

Marte...  esse pequeno e surpreemde planeta vizinho da Terra
prendendo várias vezes a atenção de nós seres humanos. Alguns astrônomos já pensaram que podiam ver alguns canais de transporte de água na superfície de Marte... mas muito rápido, assim que os telescópios tornaram-se melhores a humanidade percebeu que isso era apenas um sonho.

Autor: Nasa & Esa
Autor: Nasa
Source: Meyers Konversations-Lexikon (German encyclopaedia), 1888

O "planeta vermelho", como Marte também é chamado, é ele o próximo candidato do sistema solar para ser colonizado por nós!

Com diâmetro de 6.800 km, tem a metade do tamanho da terra, e desta forma também apenas a metade da gravidade.
São 228 milhões km que distanciam Marte do sol, e ainda assim ele está recebendo luz suficiente. Ele possui muito gelo e talvez também água subterrânea. Suas temperaturas estão entre: -133 ° C a 27 ° C.

A atmosfera é muito fina pra ser respirável para nós, apenas 0,13% de Oxigênio! 

Autor: Nasa/Alkuin

E Marte não possui um campo magnetico como a Terra. O que é ruim para nós seres humanos. Um dia em Marte tem 26 horas, o horário é muito parecido com o dia na Terra (em comparação com outros planetas).
Marte possui também duas pequenas luas, Phobos e Deimos. Mas ambos são muito menores do que 60 km...

 Autor: Nasa

Talvez daqui 1 milhões anos suas luas podem colidir com sua própria superfície... mas até isso acontencer há muito tempo.
Muitas missões foram iniciados em Marte, mas infelizmente nenhuma missão permaneceu por lá até agora.

Autor: Roel van der Hoorn
 Autor: Nasa

O grande alvo é a colonizá-lo da mesma maneira como a Terra é.
Para o ocorrer tal " terraformação"  vai levar muito tempo!
O primeiro passo seria tentar elevar a temperatura de Marte sendo assim começaria derretimento do gelo e oxigênio livre desta maneira.
Ao mesmo tempo, poderia ser possível de alguma forma alter a direção de alguns cometas assim evitando que algum deles provocasse um acidente em Marte.
Dessa forma elas iriam explodir e derreter-se na atmosfera somente! Liberando oxigênio e água.

O próximo passo deveria ser plantar algumas espécies de pequenas plantas, levar organismo como as algas e só mais tarde as plantas mais complexas. Em outra etapa soltarmos animais por lá.
Algo muito falado pelos cientistas é cavar Marte até o núcleo do planeta e derrubar ali algumas bombas atômicas.

O partículas atomicas fariam derreter o núcleo de Marte novamente, o que iria estabelecer um campo magnético em volta dele mesmo. Então tudo deve estaris pronto para viver lá como aqui ... bem só a gravidade poderia ser diferente. Mas hoje em dia são já pode ser mudado com as tecnologias existentes criando uma gravidade artificial ... talvez mais tarde eles terão algo como antenas artificiais em volta do planeta inteiro...



quem sabe;-)
----> Leia mais...

sábado, 24 de setembro de 2011

O sistema solar: 4. a Terra

Respire Fundo!

A Terra, em nosso sistema solar é o único planeta que nos permite sobreviver. Quem sabe... um dia vamos encontrar outro planeta parecido com uma Terra em outro lugar.
Nosso Planeta é o mais rochoso do nosso sistema e até mesmo o 5º maior planeta (de todas as classes).

Autor: Nasa
Autor: Nasa

Seu diâmetro é de 12.700 km e sua distância até o sol fica em cerca de 150 milhões km.
As temperaturas variam entre  58°C  à  -89°C.

Como você certamente sabe, a Terra é muito rico em água, por isso é também chamada de o "planeta azul".

Autor: Nasa

Seus componentes principais são nitrogênio (78,08%), Oxigênio (20,95%), argônio (0,93%), dióxido de carbono (0,038%) e Neon (0,002%).

O campo magnético serve para nos proteger do sol e permite que a vida neste planeta.
Então, imagine este planeta sem um campo magnético...
Aconteceria o que? Que muito em breve não teríamos atmosfera nem mais água ... seria o fim! Atualmente nós estamos numa fase, em que o campo magnético esta mudando sua polaridade. E durante essa mudança, nós podemos estar perdendo alguns campos magnéticos, o que pode representar um perigo! Então nós precisaríamos ficar numa região subterrânea para não sermos querimados, pelo menos 40cm debaixo da terra.

 Autor: Nasa/Dashpool

A Terra gira 24 horas em torno do seu próprio eixo.

A coisa especial que ajudou também muito a vida do crescer por aqui foi e é a lua ... a Terra é o único planeta desta classe que também tem uma lua deste tamanho, digo isso porque normalmente apenas um planeta gigante como Júpiter tem luas tãos grandes. Mas a nossa lua Já foi uma vez uma parte da Terra.

Autor: Nasa

 Autor: Nasa
Após a criação do nosso sistema solar, os planetas se formaram.
E existia muito mais objetos / planetas... no entanto eles estavam digamos "voando"  pra todas as direções sempre atraindo-se ou repelindo. Um vez por objetos grandes como o do tamanho de Marte, se choracaram contra a  primeira Terra. Ambos os objetos começaram a se tornar apenas um só.

Enquanto matérias espaciais estavam circulando ao redor da Terra  pouco a pouco algo foi formado: a lua.

Autor: Nasa

Então, como você pode ver quanta sorte nós temos!
Porque sem a lua nosso tempo seria extremamente louco e de alguma forma também perdido!

Você quer saber mais sobre a terra?
Eu tenho uma boa sugestão para você!
Viaje o quanto mais você puder ;-)
----> Leia mais...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O sistema solar: 3. Vênus

A bela besta!


Planeta Vênus, conhecido como a estrela da manhã, é o segundo planeta em nosso sistema solar. O planeta gêmeo da Terra.

Autor: Nasa

Com um diâmetro de 12.100 km, Vênus é apenas 600 km menor do que a Terra. E com uma distância de 108.000 milhões quilômetros do Sol, Vênus é 42.000 milhões km mais perto do Sol do que a terra. Mas esses 42 milhões km são a razão para chamar Venus de uma besta ... ou melhor dizendo, um verdadeiro inferno!

Autor: Nasa

Vênus está muito perto do sol.
Há muito tempo atraz toda água que Vênus poderia ter foi vaporizada... e por causa de sua atmosfera que está recuperando e mantendo os raios de luz, a atmosfera não está mais sendo tão fria (efeito estufa).

A temperatura de Vênus é de 437 °C até 497 °C e a atmosfera é composta principalmente de dióxido de carbono e nitrogênio.

A massa de sua atmosfera é 90 vezes mais pesado que a atmosfera da Terra e em Vênus a chuva é acido puro!

Autor: Nasa

Então você ainda acha que Venus é bonito?
Espere.... há mais pra se relatar!


Vênus é um planeta vulcânico e possui muitos vulcões quase que infinitos digamos assim.
Vênus também é diferente de outros planetas, porque este planeta está se transformando em volta do seu próprio eixo no sentido contrário da Terra, e também mais lento! Vênus é, não possui qualquer lua.

Autor: Nasa
Se você tomasse toda a água que está presente em forma de gás na atmosfera, venus teria em um oceano com a profundidade máxima de 30 metros. Uma vez, quando o sol era mais jovem ... Vênus poderia ter sido um lugar como a Terra... mas a coisa é certa é... Venus tinha muito mais água do que aqui. Porque que Vênus não tem um campo magnético, os ventos solares são capazes de sopra-los pouco a pouco em pequenas partes da atmosfera em distância. Portanto, Venus perdeu muita água diante disso, e tãobém por causa do calor.

 Autor: Wikimedia Common/Ittiz

Beleza horrível, sonho inúti... Vênus nunca será um lar para a nossa espécie.
----> Leia mais...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O sistema solar: 2. Mercúrio

Queimado ...

Mercúrio, é o primeiro planeta do nosso sistema solar. Com o diâmetro de apenas 4880 km, Mercúrio é o menor "rochoso" ou "Parecido com uma Terra" planeta do nosso sistema.


Autor: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington.  
Edited version of Image:Mercury in color - Prockter07.jpg by Papa Lima Whiskey.


Com sua posição extrema perto do sol, apenas 58.000 milhões quilômetros de distância, as temperaturas lá atingem 430 ° C.
Algo que vai surpreender você é, que no "lado noturno", isso significa que lado de Mercúrio não exposto ao sol, tem uma temperatura de -170 ° C. Mas não pense que Mercurio não gira em torno do seu próprio eixo, ele gira porém muito lentamente.

Outra coisa que vai te dexar surpreso... em Mercúrio existe gelo! Porque que os pólos estão em ângulos especiais em direção ao sol e o calor chega até lá, portantanto Mercúrio possui gelo!

Uma vez Mercúrio já foi maior, mas o sol queimou muito do seu material devido à pequena distância entre ambos, e agora só resta o sólido do planeta.

Source: Wikipedia

Mercurio realmente não possui uma atmosfera ... o peso da atmosfera é apenas algo em torno de 1000 kg ... A luz em Mercúrio deve ser tão clara como a claridade recebida na Terra pela nossa lua.

Os principais componentes deste planeta são de oxigênio (42%),
sódio (29%), hidrogênio (22%) e Hélio (6%). O hidrogênio e o hélio tem tendem à enviar pelos ventos solares outros componentes certamente que foram libertados do interioir do planeta quando o sol derreteu/ queimou parte da composição de Mercurio.

Pro meu olhar, este pequeno planeta é muito interessante. Eu acho que se um dia "nós" a humanidade tivermos tecnologias mais avançadas e com a possibilidade de viajar pelo espaço mais fácil, mercúrio certamente não será uma base de mineração! Não porque a temperatura quente para não permitiria isso, mesmo que no lado noturno não seria possível...
Mas não se esqueça, o mercúrio também está girando e por isso se torna impossível. 

Autor: Nasa

MAS o possível uso de Mercúrio, em meus olhos, é como um "Planeta prisão"! É quase perfeito para isso! Você só precisa cavar profundamente na terra, instalar uma prisão-prédio complexa e é isso. O calor extremo, a geada extrema do lado escuro onde as temperaturas são negativas mostra que em qualquer atmosfera deste planeta faz com que uma fuga se torne algo realmente impossível!

 Autor: Nasa


Portanto, não seja uma pessoa ruim no futuro ;-)
----> Leia mais...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O sistema solar: 1. o Sol

Bem-vindo ao Blog "Espaco Infinito"!

Com este Blog eu vou tentar te ensinar um pouco sobre o Espaço.
Normalmente ... em todas as histórias eles começam flando do nosso planeta, a Terra, mas eu não sou assim ...
Eu gosto de ordem e, portanto, vou começar com o Sol!

Autor: NASA/SDO (AIA).

O Sol é a estrela central do nosso sistema solar. Esta Estrela
nos dá vida. Sem a sua luz e o calor, o Planeta Terra não seria o Paraíso que nós conhecemos.

O diâmetro do Sol é de: 1,39 milhões de quilômetros, isso é quase 110 vezes o diâmetro da Terra.

A massa do Sol é a massa o mais dominante de todos os corpos celestes do sistema solar inteiro (1,989 × 10 ^ 30 kg).
Mesmo juntando todos os corpos do sistema solar ... o Sol continua a ser ainda mais o pesado deles!

Autor: Harman Smith and Laura Generosa (nee Berwin), graphic artists and contractors to NASA's Jet Propulsion Laboratory

A idade estimada do Sol é aproximado 4,6 bilhões de anos.
Cientista estão pensando que em cerca de 5 bilhões anos o sol vai se tornar um "gigante vermelho" e morrer.

Porém o  Sol não vai se tornar, de repente um "gigante vermelho" um. Pouco a pouco, o Sol está crescendo, um dia o Sol irá atingir o tamanho máximo e queimarvários corpos celestes.  Vai chegar um ponto que o Sol vai crescer, e ele vai literalmente engolir os menores planetas e até mesmo a Terra.

Autor: Oliverbeatson

Mas há muito tempo antes dele engolir a Terra ... a Terra se tornaria um inferno ... pior do que Venus. Neste momento, o planeta Marte se tornaria um paraíso com uma temperatura semelhante com a da Terra de hoje em dia. Depois que se tornar um "gigante vermelho" se tornará uma "anã branca" ... um objeto até um pouco menor do que a Terra.

Nosso Sol é uma estrela do tipo G2V.
Mas o que significa que "G2"?
Isso é a classe espectral e a "V" a luminosidade. É uma estrela anã média amarela brilhante. Comparanda com outras estrelas extremamente pequenas, mas também sem deixar de lado a comparação com outras estrelas gigantes.

Autor: Bryan Derksen

Os elementos que compõe o sol são principalmente:
o hidrogênio (73,5%), hélio de (25% ... a 1,5%) o restanto é feita de muitas e diferentes elementos pesados como oxigênio, ferro, carbono ...
A distância aproximada do Sol e da Terra fica em cerca de 150 milhões quilômetros.

Alguma vez você já pensou em como você pode ser sortudo de ter como um presente como o sol?
Sem ele ... acredite, você não existiria, você não poderia desfrutar da vida.
----> Leia mais...

Pesquise neste blog